Resenha O Diário de Mr.Darcy


Ficha Técnica

Título: O Diário de Mr.Darcy

Autor: Amanda Grange

ISBN: 9788566549195

Páginas: 220

Editora: Pedrazul

Ano: 2015

Sinopse: O único lugar em que Mr. Darcy poderia compartilhar seus sentimentos mais 
íntimos eram as páginas do seu diário. Dividido entre o senso de dever com o nome de sua aristocrática família e a paixão crescente pela plebeia Elizabeth Bennet. tudo o que esse jovem nobre podia fazer era lutar contra tal sentimento. Neto de conde por parte de mãe. Mr. Darcy possuía grande quantidade de terra. enorme receita com os inquilinos e uma grande riqueza herdada. O tamanho de sua propriedade e o seu status social lhe davam. inclusive. o direito de nomear o vigário da paróquia e faziam dele uma pessoa muito influente no condado de Derbyshire. na Inglaterra do início do século XIX. Disputado pelas damas da sociedade londrina. Mr. Darcy vive sua experiência sentimental singular a partir do encontro com Elizabeth em Meryton. pequena vila do condado de Hertfordshire. no interior do país. Embora naturalmente rígido e teimoso. demonstra que. no íntimo. também é um homem dedicado e carinhoso. O Diário de Mr. Darcy. portanto. apresenta a história do improvável namoro de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy do ponto de vista dele. Esta graciosa continuação de Orgulho e Preconceito. de Jane Austen. enfoca os conflitos de Mr. Darcy e as dificuldades do seu relutante relacionamento. da rejeição inicial à luta desesperada para conquistar o coração de Elizabeth. Orgulho e Preconceito tem inspirado um grande número de sequências nos dias de hoje. mas O Diário de Mr. Darcy é a mais bem-sucedida das que incidem sobre o rico e orgulhoso cavalheiro.


Para quem é fã da obra assim como eu, o livro o Diario de Mr.Darcy, nos traz novamente a obra que atravessou gerações, de uma forma inovadora, mas que não foge do original, dessa vez nós vamos mergulhar novamente nessa história, porém pelos olhos do nosso queridinho Sr.Darcy.

Amanda Grange soube inusitar com essa obra maravilhosa, pois foi o livro baseado em orgulho e preconceito que mais se aproximou do original, aqui podemos ver a trama totalmente pelos olhos desse homem que conquistou milhares de fãs em todos esses anos.

O diário de Mr.Darcy, conta a história desse casal apaixonante Elizabeht Bennet e Fitzwillian Darcy, pelo ponto de vista de Darcy, aqui podemos acompanhar a evolução do relacionamento deles, por outro ângulo, nos mostrando o que o fez se encantar por Elizabeth, a partir de que momento os sentimentos dele por ela mudaram.

“Ela é diferente de qualquer mulher que eu tenha conhecido. Ela não é bonita, mas ainda assim acho que preferiria olhar para o rosto dela a olhar para qualquer outro. Ela não é graciosa, mas ainda assim seus modos me agradam mais do que qualquer outro que eu tenha conhecido. Ela não é culta, mas ainda assim ela tem uma inteligência  que faz dela uma oradora vigorosa, e que deixa suas conversas estimulantes. Havia muito tempo que eu não esgrimia com as palavras, na verdade, não estou certo se havia feito isso alguma vez antes… E ainda assim com ela estou frequentemente engajado em um duelo de sagacidade”.

Aqui nos mostra um Darcy arrogante, preconceituoso e muito orgulhoso, o que assustou muitas pessoas quando leram, pois pensávamos nele de uma forma diferente, mais a meu ver a autora acertou em cheio, pois retrata a realidade da época, ele era um homem muito rico, foi criado para ser um homem importante e quando ele se choca com outra cultura, ele acha natural agir dessa forma um tanto esnobe, Darcy é um homem honesto ao extremo e nessa sinceridade ele não se dava conta de como podia magoar as pessoas, para ele o jeito que ele agia era natural.

"Eu não fiz nada para tornar a noite mais agradável. Por sorte, não precisei me misturar com as pessoas locais; apesar de estarmos em pequeno grupo."
"Ela mal tem um traço bom em seu rosto. (...) Ela é pouco notável em todos os sentidos." 

Ao decorrer da história notamos uma Lizzie muito mais descontraída e inteligente, detestamos ainda mais Wickham, pois mostra o que de fato aconteceu entre ele e a irmã de Darcy, a Georgeana, e o desenrolar da fuga dele com Lydia a irmã mais nova de Lizzie, que constatamos como ela era totalmente mimada e sem juízo algum, assim como sua mãe.

Vemos também um Mr.Bingley muito mais sensível e apaixonado e não o bobo que parecia quando lemos orgulho e preconceito, como sua irmã Caroline é realmente má e egoísta, e os pensamentos do Sr.Darcy em relação a ela, Lady Catherine continua sendo a mesma bruxa de sempre, porém sua filha Anne teve mais destaque nesse livro e conseguimos enxerga-la como realmente é, uma moça doce, que é oprimida pela carrasca mãe.

"Eu a deixei falar. É totalmente indiferente para mim o que ela diz. Se eu desejo ter admiração por Miss Elizabeth Bennet, então eu terei, e nem todos os comentários de Caroline irá me fazer pensar o contrário." 

Enfim me apaixonei ainda mais pelo Darcy depois que li esse livro, pois a autora soube conduzir a história de uma forma encantadora, onde vemos a transformação dos personagens, um Darcy repensando suas atitudes depois de ser rejeitado pela Elizabeth, ele começa a ver o quanto ele errou em seu julgamento, e a maneira de se portar, podemos ver o quanto ele mudou para conquistar a Lizzie, seus medos e inseguranças, seu amor genuíno por ela, revelando que o amor pode sim passar por cima de classes sociais e preconceitos daquela época, um livro extremamente cativante que me prendeu do inicio ao fim.

“Porque ela tinha me recusado? Porque ela tinha me ouvido dizer que ela não era bonita o suficiente para me tentar no baile de Meryton? É claro! Eu me descobri admirando a personalidade dela. Meus dez mil por ano não significavam nada para ela comparados com o seu desejo de se vingar de mim. Eu a observei se distanciar-se de mim, notando a leveza dos passos dela e da figura dela, e tentei me lembrar da última vez que eu estive tão satisfeito."

"Eu não acredito que eu estou me comparando a George Wickham! Eu devo estar louco (...). Se ela escolher nos comparar, que seja. Isso irá provar que ela está abaixo da minha consideração, e eu não vou mais ser incomodado por pensamentos dela. (...) Deixe ela preferir Wickham à mim. Eu não quero mais nada com ela."

E para fechar com chave de ouro esse livro, ele ainda nos traz cenas posteriores ao casamento deles, onde podemos ver a vida do casal, a interação deles com a família, como a Lizzie se saiu como a dona de Pemberley, foi um presente maravilhoso esses capítulos extras, estou apaixonada.

Chegamos ao topo da colina.
‘Bom, e o que você acha da vista?’, Elizabeth perguntou para mim.
Eu me virei para olhar para ela.
‘Gosto bastante’, eu disse.
Ela estava tão bonita que eu me rendi ao desejo de beijá-la.
Ela ficou surpresa a princípio, mas então correspondeu carinhosamente, e eu soube que o nosso casamento seria feliz em todos os aspectos.

O livro todo é narrado em forma de diário, com as datas de cada acontecimento, por meios dos pensamentos do Darcy, cada capitulo se inicia em um mês, a diagramação do livro esta excelente e a narrativa é incrível, em momento nenhum se tornou maçante, minha nota para essa obra é cinco estrelas.


Li e indico sem medo, livro ótimo que podemos ler em um dia.


2 comentários:

  1. Como não se apaixonar por Sr. DARCY.
    Eu quero esse livro.

    Amei sua resenha está excelente.

    ResponderExcluir
  2. Como não se apaixonar por Sr. DARCY.
    Eu quero esse livro.

    Amei sua resenha está excelente.

    ResponderExcluir

Ravel Design