Resenha Por Lugares Incríveis


Ficha Técnica

Título: Por lugares incríveis

Autor(a): Jennifer Niven

ISBN: 9788565765572

Páginas: 400

Editora: Seguinte

Ano: 2015

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Logo no começo desse ano de 2016, me deparo com um livro fantástico, que foi uma lição de vida, um aprendizado...

Bom, começo a resenha desse livro dizendo que todos, digo “Todos” devem ler esse livro, pois não é apenas mais um livro, mas “O Livro”.

Por Lugares incríveis é um livro que aborda temos como depressão, transtorno de bipolaridade, perdas familiares e bulling de uma maneira cativante, nos fazendo parar e questionar a maneira que temos enfrentado as situações do dia a dia se estamos vivendo ou apenas sobrevivendo....

Violet Markey e Theodore Finch são dois adolescentes de 17 anos que não tem nada em comum a não ser a decisão de escolherem a morte como solução para os seus problemas.

"Não sinto muito há alguns dias. Chorei um pouco, mas na maior parte do tempo estou vazia, como se o que me fizesse sentir e sofrer e rir e amar tivesse sido removido cirurgicamente, me deixando oca como uma concha.

A história começa com esses jovens encima da torre do sino da escola pensando o que aconteceria se decidissem se jogar, e é nessas circunstancias nada usuais que se conhecem e dali surge uma amizade que pode transformar a vida de ambos.

"Sabe o que gosto em você, Finch? Você é interessante. Você é diferente. E consigo conversar com você. Não deixe isso subir à cabeça. 
O ar parece carregado e elétrico, como se tudo - o ar, o carro, Violet e eu - fosse explodir caso alguém acendesse um fósforo. Mantenho os olhos na estrada. 
- Sabe o que gosto em você, Ultravioleta Markante? Tudo".

Violet era uma jovem feliz, popular que namorava com o cara mais popular da escola, que sonha estudar escrita criativa em nova York e escreve uma revista on-line que dividia com sua irmã. Tudo isto desmorona quando se envolve em um acidente de carro em que sobrevive mas que tira a vida de sua irmã Eleanor.

Desde o fatídico dia Violet se fecha, não dirige mais, não escreve mais e a cada dia se afunda em uma tristeza sem fim que a leva até a torre da escola.

Theodore Finch é um garoto incomum, que vive em busca de encontrar o seu lugar no ambiente em que vive conhecido como a aberração da escola pelo seu jeito pouco ortodoxo, Finch encarna um personagem diferente a cada semana, ele já foi o Finch anos 80, Finch, fodão, Finch largado, mas tudo isso não passa de uma maneira dele se encontrar e entender quem realmente é o verdadeiro Finch, passando por um estado de depressão, ele pesquisa diversas maneiras de como se suicidar e é ali na torre da escola que ele conhece Violet Markey.

“O que não digo é o seguinte: quero viver. E o motivo para não dizer é que, considerando a pasta repleta de ocorrências na frente dele, o sr. Embry jamais acreditaria em mim. E tem outra coisa na qual ele não acreditaria: estou lutando para permanecer neste mundo caótico de merda. Ficar no parapeito da torre do sino não é pra morrer. É pra ter controle. É pra nunca mais dormir de novo.” - Finch

O livro gira em torno desses dois jovens tentando encontrar o seu próprio caminho, e quando fazem dupla para fazerem um trabalho de geografia na escola em que ambos tem que visitar os lugares mais incríveis da cidade onde moram, eles partem rumo a uma jornada de auto reconhecimento, o valor da amizade e o florescer do verdadeiro amor.

"Você é todas as cores em uma, em pleno brilho."

A autora nos mostra como o ambiente familiar interfere no crescimento de uma criança, Violet sempre teve tudo e o mais importante o afeto e a preocupação dos pais, por outro lado Finch é o resultado de um lar desfeito, com um pai abusivo que só o critica e de uma mãe ausente e apática, Finch tenta encontrar o seu lugar no mundo vivendo em meio a crises e dramas familiares e o bulling escolar.

“- Escuta, eu sou a aberração. Eu sou o aloprado. Eu sou o problemático. Eu me meto em brigas. Eu decepciono as pessoas. O que quer que faça, não deixe Finch bravo. Ah, lá se vai ele de novo, em uma daquelas fases. Finch mal-humorado. Finch irritado. Finch imprevisível. Finch louco. Mas não sou um conjunto de sintomas. Não sou uma vítima de pais horríveis e de uma composição química mais horrível ainda. Não sou um problema. Não sou um diagnóstico. Não sou uma doença. Não sou uma coisa que precisa ser salva. Sou uma pessoa.” 

Vivendo cada dia como se fosse o ultimo Finch ajuda Violet a sair de sua concha, deixando para trás seus medos e seus traumas, mas será que essa amizade e esse amor descoberto bastam para que cada um deles deixe de sobreviver e passem realmente a viver a vida como se não houvesse amanha?

"- Não dizem que não existe hora melhor que do que o agora? Você melhor do que ninguém deveria saber que só o agora é garantido."

"Agora tudo o que vejo é uma garota morrendo de medo de viver. Vejo as pessoas darem um empurrãozinho de vez em quando, mas nunca forte o suficiente porque não querem contrariar a pobre Violet. Você precisa de um baita tranco, não de um empurrãozinho. Você precisa retomar as rédeas. Ou vai ficar em cima do parapeito que construiu para si mesma para sempre." 

Com diálogos intensos e marcantes, e um enredo que nos desperta um misto de sentimentos, Por lugares incríveis nos faz embarcar numa jornada realmente incrível,
tocando em assuntos que nos fazem pensar e refletir no sentido da vida.

"Conheço a vida bem o suficiente para saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira. Não podemos impedir que as pessoas morram. Não podemos impedi-las de ir embora. Não podemos impedir nós mesmos de ir embora."

O livro intercala cada capitulo pelo ponto de vista de Violet e Finch, onde podemos entender o que cada um pensa sobre si e sobre o outro e o meio em que vivem com uma trama que nos prende do começo ao fim, repleto de passagens da escritora Virginia Wolf, a diagramação está maravilhosa e as paginas amareladas não deixa a leitura se tornar cansativa, um livro encantador que merece cinco estrelas.

"Aprendi que existem coisas boas no mundo se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo."

Estou apaixonada pelo Theodore Finch, um personagem intrigante e inteligente com falas intensas, que nos cativa a cada virada de página, nunca vou me esquecer de como ele chamava Violet de Ultravioleta marcante.

_ Ultravioleta Markante, acho que amo você...

No final do livro só senti uma coisa...

" Eu
estou
em
pedaços."

- Theodore Finch

Jennifer Niven entrou para o meu top 10 de melhores autores, super indico esse livro, embarque nessa viagem por lugares incríveis.

“O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa." – Violet


Detalhe a história de esse livro vai virar filme com a talentosíssima Elle Fanning no papel da Violet.

3 comentários:

  1. Adorei a resenha e fiquei tão curiosa que já o inclui na minha enorme lista de "quero ler".

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olha, estou doido para ler esse livro. Lendo essa resenha fiquei com mais vontade ainda. Vai ser um dos próximos da minha enorme lista. Hahaha

    ResponderExcluir

Ravel Design