Resenha Extraordinário

Ficha Técnica

Título: Extraordinário

Autor: R J Pálacio

ISBN: 9788580573015

Páginas: 320

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Extraordinário é um livro que aborda temas como preconceito, bulling e o valor da família e da amizade.

Narrado quase inteiramente pelo Auggie um garotinho de 10 anos que tinha tudo para ser comum, pais que o compreendem e o protegem, uma irmã amorosa e uma cadela fofa e leal, mais Auggie não é um menino comum, ele é extraordinário.

Minha mãe me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. - Eu que agradeço Auggie - respondeu ela. - Pelo quê? - Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: - Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário. 

August Pullman nasceu com uma rara doença que deformou o seu rosto, desde pequeno August mais conhecido como Auggie passou por mais cirurgias do que possa imaginar desacreditados pelos médicos quando nasceu, sua estatística de sobrevivência era muito baixa, mais Auggie é um milagre.

O livro narra a história desse garotinho peculiar do momento em que seus pais decidem coloca-lo em uma escola para estudar e conviver com outras crianças, desde pequeno ele foi ensinado pela mãe em casa.

Auggie tinha receio de enfrentar um lugar com varias pessoas onde seria sempre analisado, pois ele não era uma criança comum, e as pessoas se assustavam quando o viam, porém ele é um garoto que por mais que tenha suas limitações não se deixa abater facilmente, é um menino extremamente doce e gentil e que aprendeu a conviver com a sua doença.

"Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara." 

Quando ele se vê em um ambiente diferente cercado por crianças normais, diferente dele, Auggie descobre que tanto crianças como adultos podem ser cruéis e preconceituosos, mais nem tudo tem seu lado mal, ali ele faz amizade com Summer e Jack duas crianças que conseguem enxergar Auggie além de suas deformidades, mais sim o seu caráter, e com eles Auggie vai viver muitas aventuras, algumas boas e outras não.

"Garoto rato. Estranho. Monstro. Freddy Krueger. E.T. Cara de lagarto. Mutante. Conheço os apelidos que me dão. Já estive em parquinhos suficientes para saber que crianças podem ser cruéis. Eu sei, eu sei, eu sei."

A família de August é a base fundamental dele, seus pais Nate e Isabel nunca deixaram que o julgamento das pessoas o afetasse, são pais amorosos e super protetores que fazem de tudo para que ele tenha uma infância feliz e normal, sua irmã mais velha Olivia, por mais que as vezes se sinta deixada de lado, pois na visão dela a vida gira em torno do irmão, não é má, as vezes confusa como toda adolescente, mais amorosa, sempre defendendo o irmão, não deixa que ninguém o magoe.

“– Por que eu tenho que ser tão feio, mamãe”? – murmurei.
– Não, querido, você não é…
– Eu sei que sou.
Ela beijou meu rosto todo. Beijou meus olhos, que eram muito caídos. Beijou minhas bochechas, que pareciam afundadas demais. Beijou minha boca de tartaruga.
Disse palavras gentis, que, eu sabia, eram para me ajudar, mas palavras não vão mudar meu rosto.

“- Você usava aquele capacete o tempo inteiro. E a grande verdade é: eu sentia falta do seu rosto, Auggie. Sei que você nem sempre gosta dele, mas, precisa entender... Eu adoro. Eu amo seu rosto, Auggie, completa e apaixonadamente. E meio que partia meu coração o fato de você escondê-lo o tempo todo”.

Extraordinário é um livro que todo mundo deveria ler, nos passa uma mensagem rica e maravilhosa, sobre aceitação, gentileza, inclusão social, em minha opinião um livro que toda escola deveria ter. August tinha tudo para ser uma criança infeliz com sua condição, principalmente por algumas situações cruéis pelas quais passou mais ele é gentil, inteligente, fã de star wars e muito doce.

“Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração”.

Apaixonei-me pelo Auggie, sorri me entristeci e me emocionei por ele, uma criança que nos passa uma lição de vida, me deparei em vários momentos agradecendo pela vida que tenho e de nunca julgar alguém pela aparência.

O livro é narrado em grande parte pelo Auggie onde entramos em seus pensamentos e descobrimos como ele se sente em relação a sua doença e com a reação das pessoas que estão ao seu redor, também temos o ponto de vista de Olivia sua irmã, seus amigos Summer e Jack, e Justin e Miranda, o namorado e amiga de Olivia, onde podemos ver pelos olhos deles como é a reação de cada um ao conhecer e conviver com o August.

Não posso me esquecer do professor Browne com seus preceitos maravilhosos de todos os meses, onde ensina por meio de seus métodos a fazer que seus alunos aprendam acima de tudo valores.

Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíram para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. 

O livro tem capítulos super curtos, dividido em oito partes com a visão de diversos personagens, com uma diagramação fácil de se ler, uma leitura leve, gostosa e fluída que nos prende do começo ao fim, e com diversas citações a star wars, O Hobbit, As crônicas de Narnia e canções modernas.

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. – Sr. Browne.

Extraordinário é um livro encantador e totalmente tocante com uma mensagem que nos faz refletir sobre a vida, minha nota é cinco estrelas.


"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

- August Pullman (Auggie).

3 comentários:

  1. Tô aceitando esse livro de presente 😆. Amei sua resenha, me emocionei com ela imagina lendo o livro. Eu quero esse livro. Como sempre arrasou nega.

    ResponderExcluir
  2. Tô aceitando esse livro de presente 😆. Amei sua resenha, me emocionei com ela imagina lendo o livro. Eu quero esse livro. Como sempre arrasou nega.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler ele ontem e a primeira coisa que me veio a cabeça foi em como algumas crianças podem ser maldosas. As vezes por não entender, ou até mesmo por causa de como são criados. Provavelmente eu seria uma dessas crianças que ficariam um pouco assustadas e agiria um pouco mal, a maioria das crianças não estão prontas para o desconhecido.. E fiquei pensando no que podemos fazer pra mudar isso... Penso que, infelizmente hoje em dia os país não conversam muito com os filhos pra lhes ensinar o certo e errado. E daí conversar com os filhos é um grande passo pra não deixar que sejam maldosos ou que sejam os alvos, e mesmo que sejam os alvos ajudar eles a lidar com isso. Eu adorei o livro e adorei o Auggie! É uma leitura super leve e com boas lições!

    ResponderExcluir

Ravel Design